Casar e economizar ….

Será que é possível economizar na festa de casamento ?

Meninas vou contar um pouquinho do que tenho pesquisado, das minhas ideias, e das maneiras que tenho encontrado para economizar no casamento. Já tem algum tempo que venho pensado nos detalhes do casamento, ainda falta 1 ano e alguns meses para o tão sonhado DIA, mas eu já sonho com CADA DETALHE. Já pensei em tantas coisas, em tantas cores (ainda não defini), já pensei em muitos estilos, casamento clássico, chique, com muito glamour, simples, delicado, personalizado,sustentável, moderno ???? (oh- dúvida cruel).Já perdi noites de sono, sonhando com tudo o que eu quero para o DIA.
Como eu ADORO artesanato, criar, fazer, inventar, estou escolhendo itens da decoração que eu mesma faça. Bom, comecei guardando itens que é fácil de conseguir ( minha mãe está doida comigo, a casa parece um deposito de coisas. rss). Conversando com meu noivo decidimos que queremos um casamento bem simples, diferente, sustentável, econômico, queremos fazer cada detalhe, estar presente em cada momento do nosso tão esperado dia. Acho que dinheiro nenhum compra isso!

O momento dos preparativos é o mais gostoso, você pensar em cada detalhe, idealiza o dia como se estivesse acontecendo naquele momento. É também uma loucura, você entra em paranoia, hoje você quer isso amanhã decide por aquilo. E no final não escolhe nada do que viu… É uma loucura, você pensa que não dará certo, desiste, cria forças e retorna com a corda toda. Você ouve críticas, pessoas te desanimam, mais você simplesmente coloca um escudo para não deixar que nada atrapalhe seus sonhos.E quem ainda não passou por todos esses momentos??

Quem falou que para você ter um casamento LINDO , tem que ser o mais caro ?? Nem sempre o que é caro é o melhor, as vezes a qualidade é medida pelo preço, o que é caro se torna bom , e o que é barato não é tão bom assim. Idealizamos um casamento de princesa, como os das revistas e muitas acabam entrando em muitas dívidas, mas para quê ?? Tudo relacionado a festa de casamento custa CARO, muito CARO, valores que desanima qualquer uma… Acho que na hora de planejar a festa de casamento, deve-se levar em consideração o que cabe no bolso dos noivos, o que vocês terão condições de pagar. Ao invés de gastar HORRORES para simplesmente mostrar para os convidados o belíssimo casamento que fez. Eu sinceramente prefiro evitar qualquer possibilidade de entrar em dívidas, quero que tudo caiba no meu orçamento. Por isso tenho pesquisado todas as maneiras de economizar, ainda tenho 1 ano e alguns meses para preparar tudo. E tenho certeza que vai dar tempo. O melhor é começar tudo com antecedência para que no final tudo dê certo.

Bom, eu pensando na minha decoração tive muitas idéias, e vou postar algumas aqui para vocês.

Nas minhas andanças pela net, encontrei as tendências de 2013 (o ano do meu casamento), e encontrei ideias maravilhosas para fazer tudo que estou sonhando para o DIA.

Casamento personalizado, a decoração com a cara dos noivos, colocar itens pessoais que fizeram parte da história do casal, fotos, quadros, livros, deixando um ambiente aconchegante, lindo… Claro que vou fazer isso no meu, colocar as iniciais dos nomes dos noivos em alguns lugares na decoração…

Casamento sustentável, além de contribuir com o meio ambiente, também faz uma grande diferença no orçamento. Essa tendência esta super em alta. Utilizar caixotes de feira para sua decoração, você pode personalizar como mostrei ai em cima, ou criar algo bem diferente com eles, como uma estante de caixotes (essa já está na minha lista para decoração).

Utilizar caixotes com flores

ou ainda assim …

Utilizar vidros de conserva 100% aproveitados para decorar o ambiente, pode ser colocado nas mesas dos convidados, ou de forma suspensa pendurados em árvores. Você pode utilizar de várias formas, e ainda deixa o ambiente super lindo!

Olha essa mesa com garrafas de vidros e flores, adorei !!

Vidros suspensos

Que ótima ideia reaproveitar lâmpadas que não serão mais utilizadas, para a decoração.

Casamento simples e natural , muitas preferem um casamento com glamour, mais extravagante, mas o conceito casamento simples está super em alta.

Um casamento a luz do dia, uma decoração bem alegre e colorida.

Imagens do Google

Essas foram algumas das ideias que tive, e que já estou idealizando para o meu casamento, quero economizar na festa e gastar com a casa nova =)). Já estou juntando os itens para fazer a decoração, agora é mão na massa.

E ai, curtiram as ideias ??

4 thoughts on “Casar e economizar ….

  1. Fran, fechei meu casamento muito em conta mesmo! E com tudo que eu tenho direito. Somando vestido, fotógrafo, bolo, banda (que eu ganhei), músicos, cerimonialista (que eu também ganhei) foi mais barato que só o aluguel de algumas casas de festa médias (não falo das mais badaladas). Minha dica de economia é: concentre tudo num lugar só. Se não sonha em casar na igreja, abra mão desta tradição e case-se no salão. Algumas igrejas cobram o templo separado do celebrante, então você irá pagar um pouco a mais pelo celebrante (devido ao deslocamento), por outro lado irá economizar na decoração da igreja e no deslocamento dos convidados. A segunda dica é: feche o pacote completo. Procure um lugar onde venda o espaço + buffet + decoração + DJ. Procure fornecedores indicados por este espaço, normalmente tem desconto (foi assim que eu economizei com o meu transporte). Esqueça os fornecedores renomados. Ah o Coral Del Chiaro é lindo, mas cobra uma fortuna. Que tal os músicos de uma ONG? Grupo de músicos de alguma universidade? Feche o básico. Precisa mesmo de música ao vivo para a entrada da noiva? Não. Precisa mesmo de uma banda para animar a festa? Não. Precisa de 2 equipes de fotografia? Não. Precisa de ensaio de noivos? Não Precisa de decoração personalizada? Não. Do que precisa? Precisa do lugar da cerimônia (a paróquia do bairro, por exemplo). Precisa do celebrante (que tal o pastor amigo da família?). Precisa de fotógrafo e talvez de filmador. Precisa do lugar da festa (mas não necessariamente precisa de festa). Precisa de DJ, comida, bebida e decoração. Precisa de um vestido e de terno. Pronto. Eu fechei o básico, esse básico. Meu fotógrafo não é badalado, mas conheço o trabalho dele há muito tempo. Minha casa de festas não é da moda, é a do bairro onde moro. Minha igreja não é a Candelária. Meu vestido não é exclusivo e nem é primeira locação. Meu dia da noiva não é das estrelas, mas é uma empresa sólida no mercado e bem conhecida. Minha noite de núpcias não será no Copacabana Palace, mas vai ser em hotel 5 estrelas. Meu sapato é meu, meu véu é de renda importada e eu + minha mãe + minha avó fizemos (80% de economia). Alguns itens de decoração como almofadas, detalhes de tecido nas mesas, estou fazendo. Caixinha de banheiro eu também fiz. Mas tudo isso comecei a aumentar 3 meses antes do casamento. Quando eu já tinha fechado todos os fornecedores importantes (templo + celebrante + decoração + fotofilmagem + vestido + salão completo + cabelo e maquiagem). Depois que tudo isso coube no meu orçamento, foi que eu comecei a ver onde e em que eu iria aumentar, e segmentado, para não fugir do controle. Músicos para a cerimônia, cabe? Ok contrata. Banda para a festa, cabe? Ok contrata. Decoração extra? Ok. Quer economizar? Não personalize! Tudo personalizado sai mais caro! Você terá que mandar fazer e vai ser exclusivo para o seu casamento, sem serventia para depois. O que puder alugar alugue. É isso! Boa sorte e seja feliz!

    • Rachel , adorei as dicas… Eu penso a mesma coisa. Economizar com tudo no casamento. Temos que abrir mão de muita coisa, e coisas que não são necessárias. Entrar em dívidas para quê??? obrigada pelas dicas, foram ótimas =))

    • A Rachel é das minhas, eu vou casar só em 2014 e já estou vendo como tudo funciona. Realmente é tudo muito caro mesmo, a impressão que eu tenho é que todos se aproveitam deste momento importante para pegar sua “fatia do bolo” e cobrar caro. Com ajuda de duas amigas estou conseguindo entender tudo o que precisa, todos os detalhes e já consigo dizer o que quero e o que não quero. Eu e meu noivo somos bem católicos então não abrimos mão da cerimônia na igreja e já que é um sacramento importante pra nós, vamos celebrar com uma festa do nosso jeito. Acho que isso que é importante, fazer festa para agradar a nós dois. Algumas coisas a gente já abriu mão em pró de outras que queremos, como por ex, quero contratar escola de samba, é a minha cara! Mas não fazemos muita questão de filmagem por ex.. também já abrimos mão de ser na Zona Sul, onde moro atualmente e frequentamos a igreja daqui para ser na Zona Norte onde eu frequentava porque vai sair mais barato e dentro do nosso orçamento. Enfim, acredito que no final das contas os mais satisfeitos com a festa devem ser os noivos. Felicidades a vocês!!!

  2. Concordo que haverá uma economia em não se contratar música ao vivo. Contudo, as Bandas conseguem expressar uma “personalidade” única ao evento, proporcionando uma animação e interação com os noivos e convidados que indiscutivelmente não tem comparação. Fazendo-se uma pesquisa é possível contratar uma banda com um custo/benefício atraente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *